Coletânea Inédita da Indústria de Eventos no Brasil reúne centenas de autores

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Grupo Conecta Eventos lança coleção abrangente com 35 livros reunindo centenas de especialistas em áreas que vão desde metas para 2030 a economia criativa, eventos associativos, esportivos, marketing de incentivo e de destino

” A coleção contém textos dos mais renomados profissionais no Brasil para compartilhar reflexões fundamentais para a compreensão da atuação nesse setor que cresce a cada ano no país” . Comenta Sergio Junqueira Arantes

Uma inovação está revolucionando o cenário brasileiro. Consciente de uma carência no mercado, a indústria de eventos, de notável relevância nos âmbitos econômico, social e ambiental, carece de literatura especializada. Enfatiza Sérgio Junqueira (Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo).

Assim, o Grupo Conecta Eventos apresenta a Coleção Conecta Eventos, que reúne os principais especialistas de diversos segmentos da indústria.

Com previsão de lançamento de 35 livros, a coleção aborda os principais aspectos do setor, desde Academia e suas metas para 2030 até Marketing de Destinos, envolvendo também Economia Criativa, Eventos Associativos, Eventos Esportivos, entre outros.

Os dez primeiros volumes já foram lançados, abrangendo tópicos como Arquitetura Cenográfica e Tecnologia para Eventos.

Estes livros reuniram mais de 100 autores, especialistas renomados, como Amir Somoggi, Bruno Wendling, e Gilda Fleury.

A coleção oferece insights sem precedentes na indústria de eventos, abordando temas essenciais e promovendo um diálogo valioso entre profissionais experientes.

Segundo Junqueira, até o final do ano de 2023, serão lançados mais quatro livros, enriquecendo ainda mais esse acervo de conhecimento.

O Grupo Conecta Eventos é pioneiro na produção editorial de guias direcionados a planejadores de eventos e publicações customizadas. Inserida em um mercado que representa 12,93% do PIB e movimenta mais de R$ 936 bilhões anualmente, há 26 anos no mercado o grupo conseguiu posicionar-se, com sucesso, como uma das principais produtoras e difusoras de conteúdo do setor.

Ainda segundo Sérgio a coleção prevê a produção de 35 obras literárias abarcando os principais aspectos do setor, como:

Academia – 2030 Metas para os Eventos e o Turismo,
Arquitetura Cenográfica, Aspectos Jurídicos e os Eventos,
Centro de Convenções, Comunicação, Convenções – Clientes, Convenções – Agências, Cerimonial e Protocolo, Criativos, Diversidade, Economia Criativa,
Educação, Entretenimento, ESG, Espaços para Eventos, Eventos Associativos, Eventos Culturais, Eventos Disruptivos, Eventos Esportivos, Eventos Religiosos, Eventos Sociais, Feiras de Experiência, Feiras de Negócios B2B, Feiras de Negócios B2C, Festivais, Hospitalidade, Lançamento de Produto – Agências, Lançamento de Produto – Clientes, Marketing de Destinos, Marketing de Incentivo, Receptivo para Eventos, Segurança, Tecnologia para Eventos e Viagens de Incentivo.

A Coleção Conecta Eventos, em seus primeiros livros, reuniu um time de mais de 100 autores, dos mais conceituados e experientes profissionais do setor.

Nomes como: Adrianne Pereira, Alexandre Mutran, Amir Somoggi, Ana Del Mar, Anya Ribeiro, Brasília de Arruda Botelho, Bruno Wendling, Caio Carvalho, Camila Hermana, Carlos Eduardo Frezarim, Cecília Tomé, Chris Ayrosa, Daniela Coelho, Diego Carbonari, Edmundo Monteiro, Eduardo Sanovicz, Elza Tsumori, Enid Câmara, Fabiana Schaeffer, Georgios Stylianos Hatzidakis, Gilda Fleury, Gilmar Pinto Caldeira, Gina Van Dijk, Hugo Almeida, Hugo Reis Morales, Ibrahim Tahtouh, João de Simoni, Jorge Ayoub, Jorge Medauar, José Carlos Brunoro, José Estevão Cocco, Leila e Ricardo Bueno, Libia Macedo, Lilian Ronchel, Maitê Uhlmann, Manoel Veras, Marina Pechlivanis, Melissa Matteo, Ney Neto, Nilda Pappas, Eliane Ubillús, Patricia Junqueira Arantes, Patricia Servilha, Paulo Serbija, Pedro Amorim, Pedro Góes, Raab Simões, Regina Amorim, Renato Mosca, Riane Pontarelli, Rodolfo Carrara, Rodrigo Cordeiro, Rogério Miranda, Rose de Paula, Silvana Torres, Silvia Martinez, Siomar Parreira, Sirlene Marcelino, Soraya Faquakhiri, Tatiana Marques, Thais de Oliveira Lima, Toni Sando, Vanessa Martin, Vaniza Schuller e Yvone de Almeida.

Confira abaixo os dez primeiros volumes
Academia – 2030 Metas para Eventos e Turismo
Arquitetura Cenográfica
Cerimonial e Protocolo
Economia Criativa
Eventos Associativos
Eventos Esportivos
Marketing de Destinos
Marketing de Incentivo
Tecnologia para Eventos
Viagens de Incentivo

Veja o resumo de quatro dos livros a seguir, que abordam questões como as metas para 2030 na indústria de eventos, a Economia Criativa, a importância dos eventos associativos e a gestão do marketing de destinos.

2030 – Metas para os Eventos e Turismo
Traz uma compilação de artigos de membros da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, destacando o setor como um dos principais geradores de empregos e sua contribuição para a economia nacional, enfatizando a necessidade de colaboração entre todos os setores da indústria.

O livro reúne artigos de 30 membros da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, que relatam o Valor de Eventos e Turismo sendo um dos maiores geradores de empregos no país.

O setor é peça importante da economia nacional, responsável por cerca de 25 milhões de empregos (diretos e indiretos), e por um faturamento anual de 936 bilhões/ano (que corresponde a 12,93% do PIB nacional) em dados anteriores à Pandemia da COVID-19.

Além disso, o setor é um dos fomentadores de Turismo, Educação e Cultura no Brasil e no Mundo.

O livro também destaca o primeiro grande projeto da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, o Brasil 2030, e é lembrado no artigo do prof. Eduardo Mielke, seu realizador.

Segundo Sérgio Junqueira o estudo aplicado na construção da obra foi o (método de pesquisa qualitativa) onde o objetivo era saber dos acadêmicos como eles estavam percebendo o futuro do setor de Turismo e Eventos no país.

O principal ganho da aplicação deste tipo de metodologia é a conexão. A busca do consenso através do contato com aqueles que estão na ponta, na vanguarda e que tem o privilégio de ver o setor como ninguém. Uma visão do todo, robusta e profunda”. Ressalta Sérgio.

Estudo recente do prof. Alexandre Panosso Netto, afirma que Políticas de eventos e turismo específicas precisam ser baseadas em um processo de planejamento contínuo. Para um desenvolvimento mais sustentável do setor é preciso que o Ministério do Turismo e a Embratur tenham grande qualidade técnica, com um planejamento de longo prazo”.

Já para Bruno Wendling : “Há anos, é notória a ausência de gestão e de marketing do destino Brasil. Essa é uma afirmação fácil de se fazer. Os números, a ausência de um posicionamento claro, de estratégias e ações voltadas para o mercado, a perda da imagem de um destino atrativo são alguns dos pontos que me levam a essa conclusão”. Conclui.

A Academia reuniu no livro depoimento de 30 Acadêmicos artigos que respondem à questão: “Como estamos e onde queremos/precisamos chegar até 2030, mas, principalmente, que tracem caminhos de como será possível atingir o objetivo proposto no horizonte 2030, marco da Agenda 2030, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituído pela ONU”.

Economia Criativa
A abordagem da obra “Economia Criativa” explora o paradoxo entre as expectativas de curto e longo prazo e a importância de acreditar em um mundo melhor, examinando os desafios e riscos ao enfrentar a incerteza. Veja a seguir trechos do livro.

Vivemos num paradoxo. Se para alguns, como ensinava Lampedusa, é “melhor que tudo mude, para que nada mude”, para outros, como Eduardo Gianetti, “a longo prazo todos estaremos mortos (Keynes). A nossa situação é inversa, a curto prazo estamos mortos, a longo estaremos vivos”.

O paradoxo nos condiciona aos limites. Enquanto alguns, quiçá a maioria, acreditam que atravessamos o pior dos mundos, outros trabalham com a perspectiva de que, em breve, acordaremos do pesadelo e tudo estará melhor.

Mas, se a medida da felicidade é a expectativa, se ela é baixa, somos felizes com o pouco que o destino nos reserva. Se a expectativa é muito alta, a perspectiva de um revés avulta.

Mas apesar dos riscos, não podemos viver na lição de Lampedusa. Precisamos acreditar num novo mundo, melhor. Ou, como disse Roberto Shinyashiki, “tudo que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado”, ou nas palavras de Walt Disney, “Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade”.

Satisfeito com a noção de que o mundo caminha inexoravelmente para frente, Steven Pinker, lembra que “a história não pertence a nenhuma tribo, mas a toda humanidade – a qualquer criatura senciente com o poder da razão e o desejo de persistir em seu ser, pois requer apenas as convicções de que a vida é melhor do que a morte, a saúde é melhor do que a doença, a abundância é melhor do que a escassez, a liberdade é melhor do que a coerção, a felicidade é melhor do que o sofrimento e o conhecimento é melhor do que a superstição”.

Steven Pinker se considera um “otimista condicional para quem a melhoria da vida das pessoas depende de escolhas racionais e não cai do céu”. Ou, nas palavras de Yuval Harari, “ao escolher entre as alternativas que se apresentam, devemos nos perguntar não apenas como superar a ameaça imediata, mas também que tipo de mundo habitaremos uma vez passada a tempestade. Sim, a tempestade passará, a humanidade sobreviverá, a maioria de nós ainda estará viva – mas habitaremos um mundo diferente”.

Eventos Associativos
Destaca a influência positiva de eventos na economia, incluindo o impressionante número de eventos realizados no Brasil, com impactos abrangentes na prosperidade econômica e cultural, enquanto realça a necessidade de profissionalismo na gestão dessas associações.

O livro trata da importância do associativismo: é necessário ter um espaço organizado e imparcial em que a coletividade prevaleça, com resultados de âmbito social, político, ambiental e econômico

Segundo pesquisa do IBGE existem 25 milhões de profissionais que atuam no setor de eventos no Brasil. Ainda segundo eles, são realizados 590 mil eventos por ano, 1.600 por dia, o que representa cerca de 13% do PIB nacional.

“O Brasil acontece em seus eventos, reunindo pessoas e comunidades. Assim, levamos desenvolvimento, prosperidade econômica e esperança com a missão de “fazer sorrir”, ampliando laços e compartilhando valores e culturas por meio do relacionamento humano”. Informa o Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Ele ainda completa dizendo que trabalhar com eventos além de ser um estilo de vida também reúnem as pessoas mais brilhantes de suas áreas.

A abordagem desta obra relata a importância das associações, universidades, empresas, governos e sociedade para pensar, planejar, debater, colaborar e convergir. As grandes transformações setoriais ocorrem a partir dos eventos associativos.

Esse ainda é um mercado cuja formação de profissionais ocorre na prática, e há pouca fundamentação teórica em artigos e livros. A pesquisa “O Mercado de Eventos Associativos no Brasil” (2020) realizada num momento em que o otimismo prevalecia no crescimento dos números de sócios e eventos.

Contudo, os dados já apontavam para a necessidade de reformulação da estratégia de captação e retenção de associados, maior compreensão dos interesses e das expectativas, incremento do uso da tecnologia e fortalecimento da digitalização. Portanto, não há mais espaço para amadorismo, as associações e sociedades precisam se tornar cada vez mais profissionais. Finaliza Junqueira CEO do Grupo Conecta Eventos.

Marketing de Destinos
A obra sublinha a importância de uma gestão eficaz do destino, integrando-o de maneira abrangente e considerando seu público-alvo, enfatizando a necessidade de compreender e promover as atrações locais.

O marketing de destinos é fundamental na indústria de turismo, daí vem a importância de conhecer os destinos do Brasil e do mundo. Contudo, além da sua divulgação, da sua promoção e das participações em eventos, os profissionais da área devem saber como fazer uma boa gestão do destino, posicionando-o de forma integrada e considerando o público-alvo e os diferenciais do local.

Ao longo de seis artigos, o livro apresenta não só a experiência dos autores na área, mas também conceitos, dicas, estratégias, desafios e cases relacionados ao marketing de destinos. Portanto, uma excelente fonte de informação para os profissionais que buscam literatura especializada na indústria de eventos.

“Esses livros são fontes inestimáveis de conhecimento para profissionais e entusiastas da indústria de eventos e prometem aprofundar a compreensão e aprimorar as práticas deste setor vibrante”. Sergio Junqueira Arantes – Cadeira 01 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e CEO do Grupo Conecta de Eventos.

Mais informações site oficial da editora Reflexão  Editora Reflexao

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