Como funciona a análise de crédito de financeiras?

0

É provável que muitas pessoas desconheçam o processo de análise de crédito de financeiras. Normalmente o cliente solicita o benefício e recebe apenas o resultado final.

Contudo, surgem os questionamentos de como essa avaliação é feita. Ou quais critérios as financeiras utilizam para conceder o benefício.

Só para exemplificar, vamos imaginar um amigo solicitando uma alta quantia em dinheiro. Você emprestaria sem avaliar as condições de devolução do valor?

Com toda a certeza, você analisaria primeiro, não é mesmo? Nesse sentido, vamos aprender como funciona essa análise de crédito de financeiras.

Qual a diferença entre financeiras e bancos?

Com toda a certeza, muitas pessoas desconhecem a diferença entre financeiras e bancos. Nesse sentido, antes de entender sobre análise de crédito de financeiras, precisamos diferenciar.

Em primeiro lugar, existe uma diferença estrutural. Ou seja, a financeira é um pouco menor que os bancos. Esse é um dos motivos para que algumas pessoas desconheçam essas instituições.

Em segundo lugar, encontramos alguns serviços que são oferecidos, apenas pelos bancos:

  • Conta corrente;
  • Poupança;
  • Cartão de crédito.

A financeira, como o próprio nome já diz, oferece financiamentos e empréstimos pessoais. Possibilitando a venda de alguns títulos, como LCs e RDBs.

É provável que surjam preocupações em relação à segurança dessas instituições. Contudo, você não precisa perder o sono com esses pensamentos.

Existe fiscalização e regulamentação do Banco Central. Ou seja, você que deseja solicitar um empréstimo e aguardar a análise de crédito de financeiras, pode esperar tranquilo.

Análise de crédito

Por mais que a análise de crédito pareça estar distante das nossas vidas, qualquer pessoa em algum momento irá solicitar uma operação de crédito e dependerá de uma avaliação.

Normalmente a análise de crédito de financeiras é associada apenas aos empréstimos, contudo, esse órgão também pode oferecer financiamentos de bens.

Em suma, a financeira avalia se o cliente possui condições para arcar com o valor concedido. Nesse sentido, verifica a quantidade de parcelas, as taxas acrescidas e o valor total solicitado.

O principal objetivo da análise de crédito de financeiras, é entender se o cliente devolverá o valor, e não compromete o restante das suas contas fixas.

Processo da análise de crédito de financeiras

A análise de crédito de financeiras, inicia com a verificação dos dados pessoais. Ou seja, a instituição coletará todas as informações de débitos dos clientes.

Em outras palavras, será verificado se o solicitante possui inadimplências. E se ele terá condições para arcar com o valor solicitado.

Só para exemplificar, podemos imaginar uma solicitação de um financiamento para um imóvel. Sabemos que as parcelas são proporcionais ao porte do bem e as condições do cliente.

Contudo, o solicitante já possui outros débitos relacionados e que estão com meses de atraso. Ou seja, assim como nos débitos anteriores, o cliente não terá condições de pagar.

Perceba que a análise de crédito de financeiras, visualiza o problema antes de conceder o benefício. Afinal, o cliente não será prejudicado com condições desfavoráveis.

Além disso, são verificadas as motivações para o uso do recurso e como as parcelas serão pagas. Em resumo, se o cliente tiver condições de arcar com o contrato firmado.

Renda

Com toda a certeza, uma das dúvidas mais frequentes sobre a análise de crédito de financeiras, é se existe uma renda mínima para concessão do benefício.

Afinal, eu preciso ter um valor fixo todos os meses e existe um teto estipulado pela instituição?

Em primeiro lugar, precisamos entender que a análise de crédito de financeiras, analisa o perfil completo do cliente. Ou seja, suas condições de vida e histórico financeiro.

Nesse sentido, não existe um teto fixo para concessão de benefício. Cada caso é avaliado de forma individual. 

Em suma, a análise de crédito irá avaliar se o valor estipulado será pago, sem que outras contas essenciais sejam prejudicadas. 

Em outras palavras, o cliente continuará pagando água, luz e se alimentando e acrescentará o valor do empréstimo.

A análise de crédito de financeiras demora?

Atualmente, as instituições estão investindo em tecnologia, ou seja, desburocratizando os processos. 

Os aplicativos e ferramentas digitais, possibilitam que as consultas sejam feitas com a presença do cliente na financeira. Ou seja, as consultas são rápidas e sem muito suspense.

É provável que você já tenha vivenciado solicitações de concessão de benefícios com inúmeros papéis. Um processo lento e desgastante para ambas as partes.

Com toda a certeza, muitos clientes foram prejudicados pela demora na análise de crédito. 

Nesse sentido, não se preocupe! A análise de crédito de financeiras é rápida e eficiente. Afinal, o cliente tem pressa para receber o dinheiro, não é mesmo?