Vacina do COVID deve ser obrigatória ou não?

0

O debate parece não ter fim. Vacina ou não vacina contra o COVID 19, eis a questão?! O presidente Jair Bolsonaro já disse que é contra a obrigatoriedade. Em São Paulo, o governador João Doria (PSDB), já afirmou diversas vezes que a vacinação no estado será obrigatória, mas ainda publicou nenhum decreto, ou mesmo definiu quais possíveis penalidades para quem descumprir a regra. 

No Rio de Janeiro, a proposta para tornar a vacinação obrigatória está em pauta na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Em todo o mundo há o debate quanto à obrigatoriedade da vacinação contra a covid-19, mas sem legislações específicas, por enquanto. Em países da Europa, como Alemanha e Itália, a imunização contra o sarampo é obrigatória. Quem descumprir recebe sanções e até multa.

Entrevista com o médico José Roberto Zimmerman, alergista da Alergo Ar, sobre a obrigatoriedade da vacina:

1 – Qual a importância de conscientizar a população sobre o uso das vacinas?

R: O melhor medicamento é a vacina porque estamos prevenindo, evitando a doença, que sabemos, tem uma evolução imprevisível. Os pais que não vacinam filhos contribuem para que doenças já erradicadas, como por exemplo o sarampo, reapareçam, como temos observado, com diversos casos graves e até mesmo fatais. O Covid 19- a imunização pela vacina e as infecções contribuem para a imunização em rebanho. Quanto mais se vacina, mais cedo ocorre essa imunização   em rebanho.

2 – Quais os riscos e consequências que os pais correm por não vacinar os filhos?

R: Os pais que não vacinam filhos contribuem para que doenças já erradicadas, como por exemplo o sarampo, reapareçam, como temos observado, com diversos casos graves e até mesmo fatais.

3 – O quanto o indivíduo pode prejudicar a população ao não tomar a vacina imunizador?

R: O Covid 19- a imunização pela vacina e as infecções contribuem para a imunização em rebanho. Quanto mais se vacina, mais cedo ocorre essa imunização   em rebanho.

4-  Na sua concepção, a vacina deve ser obrigatória?

R: O melhor que tornar a vacina obrigatória seria fazer uma campanha ampla de vacinação enfatizando que se vacinar é pensar nos outros.

5  – Existe algum risco ou cuidados a serem tomados, nas primeiras vacinas que chegarem a população

R: Cuidados com as novas vacinas- elas diferem quanto ao seu mecanismo de ação: vírus inativado, Proteina Spike do Corona vírus e RNA mensageiro. As primeiras vacinas serão as menos elaboradas. O ideal é aguardar de 1 a 3 meses para verificar proteção e efeitos colaterais.