5 reality shows mais polêmicos do Brasil

0

Independente de qual o formato, de onde é exibido ou da ideia de cada reality show, uma coisa é certa, o objetivo é um só: entreter.

Há muito tempo a indústria da mídia percebeu o quanto nossa atenção é valiosa, e já que a intenção é aumentar os pontos de audiência e lucrar, não existe programa melhor que os realitys.

Hoje vamos explorar os reality shows mais polêmicos da TV brasileira. Tá preparado? Vamos em frente!   

O que são reality shows

Antes de mais nada, vamos entender o que é e de onde veio esse tipo de programa. 

Como o próprio nome sugere, o reality show é um gênero de programa televisivo baseado na realidade, onde pessoas e acontecimentos não são fruto de uma ficção ou conduzidos por algum roteiro.

Nele, um grupo de pessoas se reúnem para conviverem, interagirem, superar desafios e muitas vezes serem recompensadas pelo seu desempenho. 

Porque os reality shows causam tanta polêmica?

Os reality shows não são mais apenas um programa de televisão, a evolução deste formato de entretenimento os transformou em um tipo de produtos multimídia que conseguiu se adaptar muito bem a um público cada vez mais exigente e ao domínio da internet nesta era digital.

Há reality de todos os gêneros e para todos os gostos, desde aqueles onde os participantes competem entre si, até aqueles onde você simplesmente acompanha o dia-a-dia dessas pessoas.

Com o foco em culinária, moda, construção, design, enfim, são tantos e tão diversos que você consegue imaginar a versatilidade e a adaptabilidade desse modelo de entretenimento.

E eles tem o poder de despertar em nós Identificação, além de conseguirmos nos projetar, e imaginar o que faríamos se estivéssemos no lugar dos participantes e a possibilidade de julgar, discordar ou concordar com maneira de ser e agir, falar mal e fazer fofoca sem culpa.

E convenhamos, esses programas, definitivamente, mexem com nossas emoções. E as polêmicas residem e são construídas porque se trata de pessoas; e pessoas são contraditórias e diversas. Esta não é uma ótima receita para polêmicas?  

Os reality mais polêmicos

1.BBB

O Big Brother Brasil é um dos maiores produtos de exportação mundial, e no Brasil já conta com duas décadas de exibição pela Rede Globo.

Nele, um grupo de pessoas desconhecidas, ou nem tanto, são confinadas em uma casa sem contato com familiares ou amigos, onde são vigiadas 24h por dia.

Este é um prato cheio para polêmicas, e teve de tudo ao longo desses anos:

  • Acusação de estupro, resultando em expulsão de participante (BBB 12);
  • Casos dentro da casa e processos revelados de racismo fora dela (BBB 14);
  • Expulsão por agressão durante o confinamento e agressão anteriores ao reality, mas que foram expostos (BBB 17 e 19 respectivamente);
  • Denúncias de assédio ocorridas dentro da casa (BBB 20);
  • Participante condenado a prisão por estupro de vulnerável  e armazenamento de material pornografico e cenas de sexo explicito com crianças e adolescentes após sair da casa(BBB 16);

Não podem ficar de fora as brigas e barracos, as cenas calientes embaixo dos edredons, os escândalos e explosões dos participantes.

2.Casa dos Artistas

A casa dos artistas foi exibida pelo SBT entre os anos 2001 e 2004 rendendo uma das maiores audiências da emissora.

E não faltou polêmica. Em 2004, a partir da campanha “Quem financia a baixaria é contra a cidadania”, o programa foi deninciado por telespectadores e pelo Comitê de Acompanhamento da Programação (CAP), devido as cenas apelativas de sexo em horários inadequados. 

Durante seus anos de exibição também não faltaram processos e acusações de plágio. A rede Globo chegou a entrar na justiça para tentar impedir a exibição do programa. Uma fórmula igual ao do Big Brother, só que com famosos. 

Em 2015 o programa foi considerado plágio e o SBT teve que pagar multa de aproximadamente 18 milhões.

3.No Limite

No Limite era um programa que passava todos os domingos na Rede Globo. Foi ao ar pela primeira vez nos anos 2000, e durou 3 temporadas antes de ser cancelado.

Nele, os participantes eram colocados no meio da natureza onde passavam por provas de resistência e sobrevivência com poucos recursos. Quem assistiu e não se lembra da prova dos banquetes, com direito a olho de cabra, larvas, testículo, entre outras bizarrices que os participantes tinham que comer?

A grande polêmica deste programa se deu pelo fato da Globo ser processada por plágio pelo produtor do programa Survivor, exibido nos Estados Unidos. 

Em 2009, a situação do programa foi regularizada, e ao que parece uma nova versão pode estar a caminho.

4.Mulheres Ricas

Mulheres Ricas foi um reality show que tinha o objetivo de acompanhar a vida de mulheres muito ricas e que começou a ser exibido em 2012.

Nele, era exposta a vida extravagante das socialites e suas famílias, com direito a maratona de compras, festas e planejamento de viagens exóticas, tudo com muito luxo e glamour.

Uma das maiores polêmicas desses programas esteve na repercussão negativa em jornais estrangeiros e nacionais, que o considerou um deboche das desigualdades sociais presentes no Brasil e afronta aos pobres. O programa foi cancelado em 2013.

5.De férias com o Ex Brasil

Neste programa, que estreou em 2016, um grupo de 5 homens e 5 mulheres vão desfrutar férias numa mansão luxuosa, e no decorrer do programa são visitados pelos ex-namorados/as de forma inesperada, e nenhum participante sabe quem pode aparecer ou quando.

Tirar férias no intuito de se divertir, conhecer novas pessoas e encarar novos romances pode parecer incrível, mas ter a presença inesperada do ex pode ser um pesadelo. Você encararia uma situação como essa?

Uma das maiores polêmicas envolvendo o reality, se deu devido a censura de cenas de sexo envolvendo casais homossexuais, enquando a de casais heterossexuais eram exibidas normalmente, o que causou muita revolta entre os espectadores e questionamentos à MTV.

Sem sombra de dúvidas, Realitys Shows são instigantes e em muitos casos sinônimos das maiores polêmicas. E se você é do tipo que adora acompanhar a vida dos outros, não existe entretenimento melhor. De quais outras polêmicas você consegue lembrar?