O Dr. Rodrigo Mauro responde: O Inverno é propício para emagrecer ou engordar?

0

“Gastamos mais calorias para gerar mais temperatura corporal e manter o metabolismo funcionando. A palavra Calorias vem daí. É uma maneira de medir o gasto energético , neste caso, para mantermos nosso corpo aquecido. Então, no clima frio é necessário um gasto maior manter estável a temperatura do corpo”, explica Dr Rodrigo Mauro.

Então, afinal, é mais fácil engordar ou emagrecer?

O clima frio faz com que o corpo gaste mais calorias para se aquecer. Mas o gasto energético mais elevado também aumenta o apetite para repor energia. Se neste momento as escolhas alimentares forem inadequadas há risco não apenas de engordar mas também de se desenvolver comportamento alimentar compulsivo.

“Outro fator é que para evitar exposição ao frio as pessoas tendem a ficar no conforto de casa e a adesão à atividade física tende a diminuir.”, esclarece o médico.

Desse modo, basta manter a atividade física e a alimentação do ano todo para perder peso. E para quem gosta de um caldo para se aquecer a noite, o nutrólogo diz quais são os mais recomendados: creme de abóbora ,caldo de verde(trocando a batata pela couve-flor) creme de alho poró, sopa de cebola, entre outros.

“Evite alimentos preparados com farinhas (mesmo as farinhas integrais e sem glúten) e muito cuidado com o açúcar e doces típicos desta fase do ano, entre eles pé de moleque, maçã do amor, cocadas , canjica. Usar com moderação paçoca diet , milho verde , pipoca , caldo verde (versão sem batata). As comidas das festas juninas são em geral calóricas, fartas em açúcares e com elas é difícil conseguir um cardápio saudável”, completa.

Para não engordar também é preciso moderar as tentações das festas juninas, tradições nestes meses do inverno, mesmo em tempos de poucas festas, devido a pandemia.