Movimento criado por empreendedor brasileiro quer unir países da África por meio do esporte, saúde, educação e turismo, associado a responsabilidade social
Pan African Movement já realizou, desde o lançamento em 2021, quatro eventos no continente africano
Criado pelo empresário e ex-atleta de vôlei, Paulo Pan, o Pan African Movement pretende unir pilares fundamentais da sociedade a integração entre o Brasil e o continente africano.
Recentemente, a companhia promoveu a cooperação bilateral entre Brasil e Camarões, utilizando o esporte como uma ferramenta importante. “Nos últimos anos, promovemos essa intensa relação e experiência com o vôlei, vôlei de praia, basquetebol, handebol e futebol”, afirma Paulo Pan.
Paulo comenta que o esporte tem um papel fundamental na construção das relações entre os povos e na sua aproximação sociocultural. “Nos últimos anos, pudemos apoiar e acompanhar de perto as iniciativas desportivas realizadas pela Paulo Pan Sports entre o Brasil e Camarões. Agora, com o Pan African Movement, essa experiência pode ser estendida para todo o continente”, afirma Matin M. Beng, embaixador de Camarões no Brasil.
Já para Vivian Sanmartin, embaixadora do Brasil em Camarões, é uma grande satisfação apoiar a Paulo Pan Sports na iniciativa que ajuda a estreitar os laços de cooperação e amizade entre o Brasil e Camarões. “Além disso, o apoio da Unesco é a prova do enorme potencial transformador deste projeto”, comenta.
A inspiração e principal referência é o programa “Os valores da Educação através do Esporte”, desenvolvido pela Unesco. “Minha profunda gratidão à Embaixadora do Brasil em Camarões e à Paulo Pan Sports por sua colaboração na implantação dos valores do fair play e da convivência entre as crianças por meio do esporte para todos, em todos os lugares”, afirma Salah Khaled, diretor da Unesco para a África Central.
Paulo reforça a importância da embaixada em Camarões e a respectiva embaixada no Brasil para o movimento e explica que iniciou um projeto com a Unesco, em 2021, chamado de “Pan Afrian Movement, Sports & Education for everybody and anywhere”, onde foi desenvolvido o programa piloto em Yaounde, na Escola Bilíngue Bastos.
Além disso, a companhia elaborou, em julho, o primeiro seminário sobre gestão no esporte. O evento ocorreu em Camarões e contava com a participação da Unesco, Beyond Africa Group, Embaixada do Brasil, Embaixada de Camarões, PauloPan Sports, HCA, Ethiopian Airlines e Jet Sports. “O seminário foi um passo importante para o processo de treinamento e capacitação, respeitando as condições gerais de cada região ou País. Precisamos respeitar os apaixonados pelo esporte que fazem as coisas acontecer na prática e nossa mobilização é para que possamos levar mais conteúdo técnico para além da paixão e termos um avanço de curto e médio prazo, ou seja, a paixão e a técnica associados no desenvolvimento e da gestão esportiva”, comenta Paulo Pan.
Pan finaliza dizendo que nesse momento, a companhia busca uma empresa global para buscar ainda mais apoio. “A ideia é que as iniciativas pública e privada, juntamente com as organizações globais possam potencializar o movimento e tornar o movimento ainda mais inclusivo e robusto”, finaliza Pan.
Sobre a Beyond África Group
O Beyond África Group é a união de empresas que conta com diversas especialidades, buscando unir a experiência adquirida ao longo de 15 anos de projetos de desenvolvimento social e econômico no continente africano. O grupo é composto pelas seguintes empresas: Paulo Pan Business Consulting, Paulo Pan Sports, Pan African Movement, Baobá Digital, Health Control Assistant, ABN Advogados e Sustainable Design Lab. Além disso, foi desenvolvido pelo fundador o programa PAN AFRICAN MOVEMENT: sports & education for everybody, anywhere. A Iniciativa global reúne entidades do Brasil e da África para transformar a realidade social de crianças e adolescentes pelo esporte. O movimento recebe o apoio da UNESCO.