Mapa: o exame que verifica sua pressão arterial

0

Por: Dr. Leonardo Quicoli, médico cardiologista 

Os exames cardiológicos ajudam a entender o funcionamento do coração e evitar que alterações causem danos mais graves. Realizar exames preventivos é essencial para o acompanhamento da saúde e prevenir o desenvolvimento de doenças. A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, conhecida como exame Mapa de 24h, é um dos que podem ser solicitados. Seu objetivo é analisar o comportamento da pressão arterial durante a vigília e o sono. Com isso, é possível prevenir distúrbios, avaliar a eficácia do tratamento anti-hipertensivo e entender sua causa.

  É um exame que realiza a medição da pressão arterial nas 24 horas, geralmente, calibrado para medir a cada 20 minutos durante o dia e a cada 30 minutos no período da noite. Através de um dispositivo inserido na cintura e conectado a uma braçadeira, é possível ter acesso a várias medidas de pressão arterial e comportamentos da pressão arterial durante o período. 

  O aparelho do Mapa de 24h pode ser colocado em consultório, laboratório ou no próprio domicílio. Os dados são passados para um software específico que mapeia as pressões registradas. É a partir dessas informações que o cardiologista avalia a saúde do paciente.

  Durante o exame, o paciente precisa preencher uma espécie de “diário de atividades”, onde constam os sintomas e suas atividades no período. Através desse relatório, o cardiologista pode fazer associações dos sintomas e/ou atividades com o comportamento da pressão. 

   A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial é um teste totalmente seguro e que não causa efeitos colaterais. Caso o paciente faça uso de algum medicamento, deve informar as doses e os horários, pois isso pode influenciar na pressão arterial.

   Geralmente, o exame é indicado quando o paciente apresenta suspeita de um dos seguintes distúrbios: Hipertensão arterial do avental branco, em que a pressão se eleva apenas no consultório; Hipertensão mascarada, quando a pressão arterial se mantém normalizada no consultório e elevada fora dele. 

  O exame também é recomendado para avaliar se o tratamento anti-hipertensivo está surtindo o efeito desejado ao longo do dia e da noite. Além disso, permite entender determinados sintomas, principalmente os relacionados à hipotensão (pressão baixa), que são: batimento cardíaco rápido ou irregular; Visão embaçada; Fraqueza; Náusea e vômito; Fadiga; Pele fria e pegajosa.

  Se você notar que sua pressão está alterada, converse com o seu cardiologista e avalie a possibilidade de realizar o exame Mapa de 24h.