ESPM e Diretoria de Ensino do Estado de SP promovem programa de capacitação para professores em início de carreira da rede pública

 Curso para docentes com até cinco anos de atuação foca no desenvolvimento de práticas pedagógicas e competências em projetos educacionais ● Primeira edição do curso acontece entre os dias 15 de abril e 30 de setembro

São Paulo, 27 de março de 2023 – A ESPM, escola de negócios, fechou uma parceria com a Secretária de Educação do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Ensino – Região Sul 1. Trata-se do programa “Práticas Pedagógicas: desenvolvendo competências em projetos educacionais”.

Realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e pelo Núcleo de Inovação Pedagógica da ESPM, a instituição vai oferecer capacitação de 60 horas professores, recém-formados, do ensino público. Ao todo serão 50 vagas, com candidatos selecionados por critérios da Regional de Ensino – Sul 1, como recentes nomeações, evolução na carreira, ações de comprometimento na rede estadual, responsabilidade e produtividade.

Os professores participarão de 12 encontros com conteúdos que abordam o desenvolvimento profissional do docente. Entre eles o projeto de carreira, aplicação de método ativo de ensino e aprendizagem, planejamento e implementação das práticas pedagógicas dentro da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio no Brasil) e competências, avaliação, gestão de aula e elaboração de projeto educacional integrado), e resultados dos projetos educacionais.

Dalton Pastore, presidente da ESPM, destaca que a nova iniciativa amplia a diversidade cultural, de pensamento e experiências da escola. “Nossa ambição é que as aulas da ESPM possibilitem que os jovens professores se tornem educadores mais experientes, além de conseguir contribuir na formação dos estudantes”, diz.

Já Jorge Luiz Sansigolo Ribeiro, dirigente regional de Ensino – Sul 1, destaca a importância da  rede de apoio ao ensino público. “A parceria nos trará fortalecimento na diversificação e na complementação do projeto pedagógico nas escolas envolvidas. Essa formação contribuirá com os professores na ampliação de conhecimento e de novas práticas para uso em sala de aula”, afirma.

A primeira edição do curso ocorrerá entre os dias 15 de abril e 30 de setembro de 2023, no campus da  ESPM, na Rua Álvaro Alvim, 123, na Vila Mariana, em São Paulo. As inscrições serão efetuadas internamente pela Diretoria de Ensino – Região Sul, por meio de formulário eletrônico no período de 17 a 25 de março de 2023. Toda a seleção dos participantes será realizada pela Diretoria de Ensino da regional de Ensino – Sul 1, que contempla escolas de de bairros como Santo Amaro, Americanópolis, Campo Limpo, Parque Jabaquara, Vila Santa Catarina, Cidade Ademar, Paraisópolis, Jardim Cupecê, Jardim Miriam, entre outros.

Manolita Correia Lima, coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica da ESPM, explica o objetivo do curso. “O direcionamento do programa ‘Práticas Pedagógicas’ está ligado aos jovens professores em virtude de estarem menos de cinco anos em sala de aula. A proposta é que enxerguem a importância da docência para todas as atividades profissionais”, ressalta.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

William Lara | william.lara@novapr.com.br | 11 9 4973-8477