Cirurgia na coluna: benefícios e recuperação

0

Entrevistamos o Dr. Fernando Ribeiro, médico cirurgião de coluna. Acompanhe!

Cirurgia na coluna é seguro?

Sempre é necessário avaliar a relação entre os riscos e os benefícios associados a cada procedimento. A evolução das técnicas cirúrgicas e dos recursos disponíveis atualmente, como a neuromonitorização e a radiologia intraoperatórias, fez com que os riscos envolvidos em um procedimento na coluna se tornassem mais controláveis.

Cirurgia na coluna dói?

A recuperação cirúrgica não costuma ser dolorosa, podendo ser bem controlada com medicações analgésicas. São realizadas sob anestesia geral, não havendo dor durante o procedimento.

Quais os benefícios de operar a coluna?

Depende do tipo e da indicação de cirurgia!

Quais os riscos de operar a coluna?

Qualquer cirurgia possui riscos. Na coluna, por mais que seja raro de acontecer, podemos citar infecção e piora neurológica.

Por que a anestesia precisa ser geral?

A anestesia geral costuma ser utilizada nas cirurgias maiores. Em algumas situações, pode ser associada à raquianestesia. No entanto, certos procedimentos podem ser realizados com anestesia local e sedação, possibilitando alta hospitalar no mesmo dia.

Quanto tempo ficarei internado após operar a coluna?

Depende do tipo de cirurgia e depende também das condições do paciente. O tempo médio de internação varia de um a três dias após o procedimento.

É permitido dormir de costas após operar a coluna?

Sim! Na grande maioria dos casos, a pessoa não apenas pode deitar-se em qualquer posição, como também pode sentar-se e até andar, mesmo no pós-operatório imediato.

 É necessário fisioterapia após cirurgia de coluna?

Dependendo muito do motivo da cirurgia. Pode ser necessária para acelerar a reabilitação e dar mais segurança e desenvoltura ao paciente operado, mas lembre-se de sempre conversar com seu médico!

Obviamente que a recuperação depende de vários fatores. No entanto, é importante desmistificar certas coisas: 

  1. O tempo de internação após uma cirurgia da coluna não é necessariamente longo. Em média, os pacientes ficam de um a três dias no hospital após a intervenção. Existem até certos procedimentos que permitem que a pessoa receba alta no mesmo dia!
  2. Mesmo após cirurgias complexas, geralmente o paciente pode sentar-se livremente, deitar-se em qualquer posição e até andar no pós-operatório imediato.
  3. Existem procedimentos que permitem que o paciente retorne à sua vida normal já no dia seguinte. Em outros, pede-se afastamento da prática esportiva por aproximadamente quatro a seis meses.

Resumindo: A cirurgia da coluna não é necessariamente algo incapacitante, que envolve longos períodos de internação e de recuperação. Isso acontece apenas em situações bem especiais, em casos mais complexos. Na grande maioria das cirurgias, a pessoa vai para casa em poucos dias após o procedimento e rapidamente está de volta às suas atividades.

É necessário retirar parafusos da coluna?

Via de regra, o material implantado não precisa ser retirado. Existem exceções, que devem ser avaliadas individualmente.