Características todo vendedor online de sucesso deve ter

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Para ser um vendedor de sucesso em lojas físicas, o profissional deve ser simpático, cordial, paciente, dar atenção ao que o consumidor está pedindo e dominar as técnicas de vendas.

Tudo isso nós já sabemos! No entanto, como vender bem na internet ainda é um assunto pouco discutido e profissionais da área ainda tentam se adaptar ao mercado que está em constante mudança. 

Em 2021, segundo um estudo da Neotrust mostra que apenas no primeiro semestre deste ano as compras online cresceram cerca de 57,4% comparado ao mesmo período do ano passado. Foram realizadas 78,5 milhões de compras pela internet em três meses. 

Esta quantidade de compras resultou em um faturamento de R $35,2 bilhões para o e-commerce entre janeiro e março de 2021. Esses dados demonstram uma tendência que está se consolidando há anos.

As compras no digital estão crescendo cada vez mais – cenário impulsionado pela pandemia em 2020. Com todas as informações, o que queremos dizer é que se tornar um vendedor de sucesso pela internet é fundamental para conseguir se destacar atualmente.

A concorrência é grande e está aumentando. Como se sobressair e atrair mais clientes? O atendimento e habilidades de vendas devem ser prioridades nesse momento. 

Com isso em mente, montamos um conteúdo recheado de dicas para te ajudar a se tornar um vendedor de sucesso na internet. Seja para sua própria loja, prestadora de serviços ou para a empresa que trabalha, essas sugestões podem elevar suas vendas e obter mais lucro. Acompanhe!

Qual perfil de um bom vendedor online?

Atualmente, todos os nichos estão vendendo na internet. Lojas de roupas, distribuidoras de produtos, mercados, empresas de móveis, prestadoras de serviços, corretoras de seguros, concessionárias, empresas de turismo, editoras, entre outros diversos segmentos. 

As estratégias de como vender online podem mudar dependendo de cada nicho, necessidade e metas da empresa. Até mesmo os meios de divulgação podem mudar, contudo, o que não se altera é que o  negócio deve ter um vendedor de alta performance para conseguir se destacar no mercado e alavancar seus resultados.

O vendedor online de sucesso deve ser organizado, ótimo com planejamentos, um bom ouvinte e ter um olhar estratégico para saber como colocar essas ações em prática de forma humana. 

Tem que ter alta capacidade de resiliência e disposição às mudanças do mercado. Dominar técnicas de negociação, saber como adequar linguagem para uma boa iniciativa e acabativa.

É preciso saber se expressar por textos, habilidade de boa comunicação, conseguir atrair bons relacionamentos com seus clientes e ser ético. Isso porque seja em lojas físicas ou online, mentir nunca é uma opção.

Deve-se usar técnicas de persuasão e convencer o cliente indicando seus benefícios reais e não inventando promessas. Na internet, recomendar ou  reclamar de uma loja ou produto é muito simples e rápido.

É bom lembrar sempre disso! Agora que conhece as características básicas que um bom vendedor online deve ter, vamos às técnicas de vendas pela internet. Lembrando que buscar cursos, palestras e workshops sobre o tema é muito importante para continuar se desenvolvendo na área.

Técnicas de vendas pela internet: acompanhe!

Um bom vendedor deve começar primeiro pelo plano de vendas. É preciso ser organizado, estudioso e analítico para montar um bom planejamento, o qual demonstrará o público-alvo, persona, qual abordagem que os vendedores vão utilizar no mercado, linguagem, canais de comunicação e outros detalhes.

Esse passo é fundamental para vendas em todos os segmentos e canais de comunicação. Seja em lojas físicas ou online, esse procedimento não pode ser deixado de lado. 

Outra forma de vender mais na internet é ter proatividade. Ou seja, se antecipar a problemas, situações e necessidades. Além disso, dar atenção ao que está sendo dito é fundamental para o cliente se sentir valorizado. 

“Então é só seguir o script?” Não! Os roteiros de venda bem estruturados são ótimas opções, mas não para todos os casos. É preciso adaptar a linguagem conforme o público, suas necessidades e questionamentos.

O ideal é saber tudo sobre o produto ou serviço oferecido para poder usar a criatividade durante a negociação e processos de venda. Outros pontos importantes: Ter consciência sobre os pontos que precisam ser aprimorados, saber se comunicar com facilidade e perceber insights durante a conversa para aperfeiçoar o negócio.

O follow-up é muito importante. Estar sempre em contato com os possíveis clientes para convencê-los é fundamental. O vendedor lembrará o consumidor da proposta, vai solucionar dúvidas e dizer – indiretamente – “ei, estou aqui! Lembra do meu produto?”.

É também importante para preservar os contatos, a fim de estabelecer um relacionamento mais duradouro com cada possível cliente – a fim de uma dia ou outro, ele fechar a compra.

Por fim, a última dica é: pratique! A prática leva à perfeição – quando aliada aos estudos, é claro. Ligue, aborde e converse com amigos para tentar convencê-los de seu produto, treine com pessoas próximas para depois estar preparado para encarar o mundo dos consumidores.