A pandemia e suas implicações para a saúde mental

0

O papel do psicólogo em 2021

A pandemia e suas implicações para a saúde mental

Por: Tatiana Duarte

Diante do momento delicado que estamos vivendo, é inevitável não pensar em nossa saúde mental. As consequências trazidas pelo surto da COVID-19 não se limitam apenas à infecção e demais doenças relacionadas. Os impactos psicossociais que o isolamento, o medo e as incertezas podem trazer é considerável, tendo influência direta sobre nossa qualidade de vida.

Tendo em vista o atual cenário, o psicólogo encara uma enorme responsabilidade, já que as crises – tanto a sanitária, quanto a econômica – podem potencializar alguns quadros já diagnosticados, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros. Neste período de instabilidade, sentimentos de tristeza, insegurança, raiva, confusão e irritabilidade são mais comuns e, podem, inclusive, levar ao abuso de substâncias.

Por isso, cresce a importância de um cuidado voltado para a saúde mental em 2021. As emoções disfuncionais, os picos de estresse e o agravamento de sintomas relacionados ao bem-estar mental, em 2020, soaram um alerta, pois podem apresentar desdobramentos no sistema imunológico. As pessoas estão percebendo que cuidar da mente é tão importante quanto dar atenção ao corpo. Há uma urgência. Tudo está conectado.

Algumas precauções podem nos ajudar a passar por esta fase, como: evitar o excesso de informações (ou de desinformação); organizar uma rotina; praticar exercícios; manter bons hábitos; ter uma alimentação saudável; dedicar tempo a uma nova atividade ou projeto; buscar força em pessoas especiais. Todas essas dicas tem impacto direto na saúde mental, apesar de não substituir tratamento especializado.

Por fim, podemos colher bons frutos do isolamento, tirando da experiência algo positivo. Tempos difíceis nos dão a oportunidade de refletir, praticando o autoconhecimento. Ao analisar nossos próprios atos e comportamentos, podemos buscar equilíbrio e paz interior. Olhe para o que está acontecendo e seja realista. Pense na melhor maneira de passar pelo problema e lembre-se: não será para sempre.