A melhor época para fazer um peeling é o inverno?

0

Por: Dra. Mariana Kessel, médica dermatologista 

O inverno é a melhor época para fazer tratamentos de renovação celular, como os peelings: que podem ser usados de maneira isolada ou combinados entre si e com ativos que favorecem ainda mais a renovação celular e ou clareamento. Eles são um tipo de procedimento capaz de corrigir marcas, manchas e muitas das alterações decorrentes do envelhecimento. Além disso, melhoram a aparência e a qualidade da pele.

Com a ausência do sol forte, durante a estação fria do ano, fica mais fácil clarear essas manchas e reduzir pequenas imperfeições que, muitas vezes, são adquiridas no verão, pelo excesso de exposição à luz solar.

O peeling á antigo. Há relatos que remetem à antiguidade, quando Cleópatra se banhava com leite azedo (ácido lático). As mulheres da Idade Média, usavam vinho azedo (ácido tartárico) para promover uma pele limpa, acetinada e rosada. Mas somente a partir do fim de 1800, é que os peelings chegaram à Medicina – e os dermatologistas passaram a usá-los de forma científica para o tratamento da pele, com substâncias como o ácido salicílico, o resorcinol, o fenol e o ácido tricloroacético (ATA).

Hoje eles estão divididos em peelings químicos superficiais, médios e profundos, de acordo com o nível que atingem na espessura da pele. Isso determina uma menor ou maior renovação da pele.

Somente o médico dermatologista, profissional em quem você deposita total confiança, pode ser o responsável pela melhor indicação e realização do seu tratamento.